A Génese

Um ano de futebol popular/distrital dá estofo para se poder falar sobre ele? Certamente que não.
Mas os desafios sempre foram algo com que me habituei a lidar de perto.

Comecemos pelas apresentações.

O meu nome é João Tiago Figueiredo, barcelense. Sou licenciado em Comunicação Social (agora chamam-lhe Ciências da Comunicação, mas nunca me habituei à nova designação). Estou agora a terminar o primeiro ano do mestrado em Informação e Jornalismo, na mesma universidade.

Sempre gostei de desporto, principalmente de futebol, embora nunca tenha tido grande jeito para ele. Digamos que foi até o futebol que me fez ganhar gosto pelo jornalismo. Desde miúdo que devoro jornais desportivos e lembro-me bem de quando comprava aquelas revistas do inicio da época e decorava, praticamente, o plantel de todas as equipas do campeonato.

Em Agosto/Setembro do ano passado cheguei ao Jornal de Barcelos, onde me auto-propus para redactor de Desporto.

Confesso que, inicialmente, tinha bastantes preconceitos em relação ao estilo de futebol que ia encontrar nos campeonatos distritais e popular. Nunca fui grande adepto de qualquer futebol que não o profissional e as críticas que ouvia não eram as mais positivas.

Mas a primeira experiência foi muito positiva. Aconteceu na Supertaça do Popular, que opunha Carvalhal a Leocadenses e que terminou com vitória destes últimos nos penaltis, num jogo que não foi nada mau. Parti com bastantes nervos e dúvidas: Onde arranjar os "onzes"? Será que me deixam chegar ao campo? Como falar com os treinadores? O que lhes perguntar? Será que estarão lá outros colegas jornalistas?

Mas, como em tudo na vida, o tempo resolveu o problema e, agora que a época está quase quase no fim, faço um balanço francamente positivo. Posso dizer que assisti a bons espectáculos, alguns bem melhores que jogos da I Liga, pelo menos pela emoção, espírito ofensivo e vontade de ganhar das duas equipas. Lembro-me, assim de cabeça, de um Martim 3-3 Santa Maria; de um Cristina 4-2 Pereira, ou mesmo de um Roriz 3-3 Granja, que até terminou com cenas escusadas.

Vi grandes equipas, bons jogadores, excelentes jogadores e jogadores a pedirem, claramente, voos mais altos.

Logicamente que também vi coisas menos boas, mas aprendi que...faz parte.

Ora, agora que a época 2008/09 está quase de portas encerradas, resolvi criar este espaço que pretendo que seja de informação e debate. Terá resultados e notícias, mas também opiniões. Que seja um espaço onde todo e qualquer barcelense interessado possa ser informado, informar e argumentar sobre tudo, desde o futebol profissional, ao distrital e popular, passando, ainda, pelas camadas jovens.

Agora que as equipas já estão preparadas e a bola no centro, é altura de dar o pontapé de saída...

2 comentários:

Miguel Sá Pereira disse...

Olá João!
Parabéns pela iniciativa...
Espero que consigas atingir os objectivos com este "projecto" pessoal.
De minha parte podes contar comigo para o que precisares.
Abraço!
Miguel Sá Pereira

Anónimo disse...

www.ffacst.ning.com

Enviar um comentário

Este é um espaço de informação e opinião.
Qualquer comentário em tom insultuoso para comigo ou outro leitor do blogue será imediatamente apagado sem aviso prévio.


  • Visitas