Opinião: Balanço da I Divisão da AF Braga

Depois de dissecada a II Divisão da AF de Braga, passo agora à análise do patamar imediatamente acima da hieraquia.

A I Divisão, que contou com apenas três equipas do concelho, foi, das três, a mais monótona e a que menos alegrias deu a Barcelos. Longe das decisões da subida, apesar das esperanças de início de época, o ano fica marcado pela descida do Pousa à II Divisão.

Águias de Alvelos - O único que chegou a sonhar

 
Onze do Alvelos na recepção ao Viatodos

Oitava lugar. Precisamente a meio da tabela.
Foi esta a classificação conseguida pelo Águias de Alvelos na temporada 2008/09. Com um mau arranque na prova mas sem recorrer à tradicional "chicotada psiocológica" a equipa conseguiu encontrar o rumo das vitórias e entrou na segunda volta já na primeira metade da tabela.
A segunda parte do campeonato começou bem, o Alvelos chegou a ter a zona de subida a três pontos, mas novos deslizes na ponta final do campeonato colocaram a equipa longe da promoção. Talvez este não fosse o ano indicado para voltar à Honra, na medida em que o clube se prepara para remodelar o campo de jogos e, como tal, aceita-se a prestação dos pupilos de David Borges.
Uma equipa coesa, onde não há grandes individualidades a destacar.
Viatodos - Ousadia terminou em susto
Três treinadores passaram por Viatodos em 2008/09
Paulo Miranda, o técnico que começou a época no Viatodos colocou a fasquia na subida de divisão. Ao ver como real uma hipótese que, posteriormente, se viria a mostrar demasiado ousada, terá, involuntáriamente, presssionado os seus atletas.
O Viatodos não começou mal, mas, a meio da época, engrenou numa série negra com as vitórias a tirarem umas férias de quatro penosos meses. 
Com o regresso aos triunfos e já com Abílio Sá no comando técnico da equipa chegou a tranquilidade e a manutenção foi assegurada, pese o susto.
Pousa - Descer até cair
 
O Pousa não resistiu na luta da I Divisão
Esteve quase sempre longe dos lugares de despromoção, mas terminou a época a chorar o adeus à I Divisão.
O Pousa não foi feliz no campeonato e pode queixar-se, sobretudo, da falta de eficácia ofensiva em vários jogos.
A equipa até nem sofreu muitos golos (32) um número melhor do que, por exemplo, o Vila Chã que foi o melhor ataque da prova. Mas os 24 golos marcados não foram suficientes para garantir a permanência.
O jogo decisivo, já com Armando Chapela a liderar a equipa técnica, terá sido em Celeirós, (último classificado) na penultima jornada, quando uma vitória garantia automáticamente a manutenção.
O Pousa perdeu e partiu para a última jornada a precisar de vencer o Ninense...que tinha de ganhar para tentar a subida. A equipa de Nine foi mais forte e esta derrota, aliada à vitória do Cabreiros frente ao Celeirós selou o guia de marcha do Pousa para o último escalão.
Com a descida do Pousa gorou-se a hipótese de Barcelos ter quatro equipas na divisão intermédia da AF de Braga, pois o MARCA já havia garantido a subida.

5 comentários:

JOÃO SILVA disse...

NÃO CONCORDO COM O COMENTARIO EM RELAÇÃO AO VIATODOS. O PAULO MIRANDA SAI Á 7- JORNADA COM EQUIPA EM 5-LUGAR A 3 PONTOS DO 2-LUGAR,A PARTIR DAI O VIATODOS ESTEVE UMA VOLTA COMPLETA SEM GANHAR,ÚLTIMA VITORIA FOI COM O MAXIMINENSE FORA POR 3-2 E DEPOIS SÓ VOLTOU A GANHAR EM CASA AO MAXIMINENSE POR 2-1 SE O P.MIRANDA CONTINUA O VIATODOS ´SUBIA A MÁ GESTÃO DA DIRECÇÃO É QUE DEU NESTA SITUAÇÃO

andré disse...

COMO PODE O Sr. CHAMAR OUSADIA AO TÉCNICO P.MIRANDA. TÉM 5 ANOS DE VIATODOS CAMPEÃO REGIONAL NO CLUBE 1 SEGUNDO LUGAR 1 TERCEIRO LUGAR SEMPRE BOAS CLSSIFICAÇÕES,PORTANTO UM TÉCNICO APESAR DA SUA JUVENTUDE COM MUITA EXPERIENÇA. COMO JOGADOR JOGOU NO JOANE FAMALICÃO, CAMPOMAIORENSE,FEIRENSE,LEIXÕES,FAFE,TROFENSE.PENSO QUENÃO ME ESQUECI DE NENHUM,COM TUDO ISTO SÓ QUERIA DEMONSTRAR QUE ESTAMOS PERANTE UMA PESSOA QUE SABE O QUE FAZ EO QUE DIZ, PENA O Sr. não oque conheser

João Figueiredo disse...

Apenas gostaria de deixar bem claro que em lugar algum questionei o valor do treinador Paulo Miranda. Como disse o Viatodos nem começou mal o ano. Devia, de facto, ter referido a troca de treinador aquando da entrada na série negra de derrotas. Pelo facto, as minhas desculpas.

Usei o termo ousadia, porque, no final, o Viatodos acabou longe dos objectivos propostos no início da época.

Muito obrigado pelos comentários e por fomentarem o debate saudável.

A. Silva disse...

Realmente o que aconteceu foi que o Paulo Miranda quando abandonou ou foi demitido o Viatodos estava à 8ª jorn. com 12 pontos. A partir daqui é que foi 1 autentico descalabro.
O plantel do Viatodos era bom individualmente mas colectivamente a união não funcionava por causa de 3 jogadores que minaram o trabalho do p.miranda como a solução passa sempre por mandar o treinador embora(com 6 anos de casa) foi o que fizeram a direcção. O presidente da dir. era 1 puto e um canalha, que acabou por se demitir, e o restante pessoal sem caracter nenhum. também se disse que tiveram que reduzir ao ke pagavam e aí começasse a explicar alguma coisa.

A. Silva disse...

Continuação()
Sou sócio e adepto do Viatodos e ke fizeram ao treinador p.miranda não se faz, deram crédito a 3 jog. em vez de os por a andar. o homem foi campeão e havia muito respeito dos jogadores nele. os treinos do final de época alguns não eram feitos por falta de jogadores. isto no tempo dele não acontecia. o treinador deve ter ficado tão zangado que nunca mais assistiu a nenhum jogo da equipa. parece que vai treinar o Carreira na regional.

Enviar um comentário

Este é um espaço de informação e opinião.
Qualquer comentário em tom insultuoso para comigo ou outro leitor do blogue será imediatamente apagado sem aviso prévio.


  • Visitas